DR.
GUILHERME MARQUES

Assitência integral às pessoas com epilepsia

Com formação em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, atuo na investigação, diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de Epilepsias.


Após especialização no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - USP -  Ribeirão Preto, retornei a Belo Horizonte para atuação especializada em nível hospitalar e ambulatorial, trazendo conhecimento e experiência adquiridos em um dos maiores centros de Neurologia e de tratamento das Epilepsias do Brasil.

 
1_edited.jpg

NEUROFISIOLOGIA
CLÍNICA

Diferencial para o diagnóstico e tratamento das Epilepsias

Como Neurofisiologista, o Dr. Guilherme Marques possui sólida formação em investigação das Epilepsias, através da realização, análise e e emissão de laudos de Eletroencefalograma, além da experiência adquirida em tratamento de Epilepsia de difícil controle

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Dr. Guilherme Marques
Neurologista e Neurofisiologista Clínica
Especialista em Clínica Médica
Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP)

 

QUEM SOU

Com formação em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, atuo na investigação, diagnóstico e tratamento de variadas doenças e transtornos neurológicos. Após especialização no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - USP -  Ribeirão Preto, retorno a Belo Horizonte para atuação em neurologia geral tanto hospitalar de urgência quanto ambulatorial, trazendo o conhecimento e experiência adquiridos em um dos maiores centros de Neurologia do país.

          O atendimento no pronto-socorro é focado no diagnóstico e tratamento rápido de situações associadas a grande sofrimento ou risco de lesões, sequelas ou morte. No cenário de urgência, faço parte das equipes dos Hospitais Mater Dei de BH e Unimed Betim.

          As condições neurológicas crônicas, de longa duração, ou que se repetem com frequência e trazem sofrimento e desconforto ao paciente, merecem ter acompanhamento regular no consultório, em nível ambulatorial. É nesse ambiente, com o tempo reservado e atendimento individualizado, que é possível desvendar como a doença interage com os fatores sociais e psicológicos em um dado paciente e, assim, personalizar o tratamento para obter o melhor resultado possível.

          Nem sempre podemos curar, mas podemos aliviar quase sempre e, com certeza, podemos confortar todas vezes. A minha filosofia de atendimento envolve a realização de uma consulta mais prolongada, pois somente assim é possível dar a atenção que é necessária ao paciente e aos familiares, e assim estabelecer o diagnóstico correto, o tratamento eficaz, além de poder esclarecer todas as dúvidas e aliviar todos os receios que sempre se apresentam quando nossa saúde está sob risco.


Dr. Guilherme Marques

CRM-MG 56.888

Neurologia - RQE Nº: 38.808
Neurofisiologia Clínica - RQE Nº: 41.054
Clínica Médica - RQE Nº: 40.153


Contato do consultório particular: 

Rua Matias Cardoso, 129 - Pilotis, Santo Agostinho - Belo Horizonte

Tel.:  (31) 3789-2340

 

EPILEPSIA: DIAGNÓSTICO

Primeira crise, primeira consulta, diagnóstico: uma longa caminhada

A jornada pela qual os paciente com Epilepsia passam quando apresentam a primeira crise epiléptica, até o correto diagnóstico, costuma ser longa e angustiante. 

A avaliação qualificada e estruturada, com equipe de apoio em EEG, Radiologia e Neuropsicologia, para realização de exames de qualidade, confiáveis, ajuda a encurtar a jornada diagnóstica e a amenizar o sofrimento e angústia experimentadas pelos pacientes e familiares. 

Image by Greyson Joralemon
 

EPILEPSIA: TRATAMENTO

Tratamento individualizado

São várias as Epilepsias, e são muitas as possibilidades de crises epilépticas. 

O tratamento que seria adequado para um paciente pode piorar as crises de outro. Muitos terão suas crises controladas, considerando o diagnóstico correto e o anticonvulsivante bem indicado. Um grupo considerável de pacientes necessitará de medidas além do uso de medicamentos para ter um bom tratamento.

Conto com o grupo AMIE para prestar o tratamento além dos medicamentos para meus pacientes, indicando e encaminhamento pacientes para tratamento cirúrgico da epilepsia e implantação do estimulador do nervo vago, por exemplo. 

 

MINHA EXPERIÊNCIA

Neurologista e Neurofisiologista Clínico

GRADUAÇÃO EM MEDICINA PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), 2006 A 2012


RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA, HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG, 2014 A 2017


TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA, 2017


TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEUROLOGIA, ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA, 2017


RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA, HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP, 2017 A 2018


TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA - SBNC, 2018.


MESTRE EM NEUROLOGIA, HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP, 2018-2019


MEMBRO FUNDADOR DO GRUPO AMIE - AVALIAÇÃO E MANEJO INTEGRADO DAS EPILEPSIAS


MÉDICO ASSISTENTE DO CORPO CLÍNICO DE NEUROLOGIA DO HOSPITAL MATER DEI - BELO HORIZONTE


CHEFE DA CLÍNICA DE NEUROLOGIA DO HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

 

COMENTÁRIOS E DEPOIMENTOS

 

Depois de Deus...tenho o Dr. Guilherme como referência em minha vida!! Ele ajudou muito no tratamento da minha mãe. Apresentava quadros de crises epiléticas parciais, e confusão mental. Como a mudança da medicação ela retornou a ter vida normal e estamos na luta para lhe dar cada dia mais qualidade de vida. Obrigada pela atenção e carinho nesse momento tão dificil em minha vida!! Você é um ser que não existe, literalmente um presente de Deus"

TRABALHO EM EQUIPE

GRUPO AMIE - AVALIAÇÃO E MANEJO INTEGRAL DAS EPILEPIAS

      O grupo de Avaliação e Manejo Integrado das Epilepsias (AMIE) foi idealizado e fundado pelos Neurologistas e Neurofisiologistas Clínicos Dr. Guilherme Marques e Dra. Izabela Feitosa, e pelo Neurocirurgião Dr. Pedro Henrique, com o propósito de prestar assistência médica de excelência para  as pessoas com epilepsia em Belo Horizonte e região metropolitana. 

      Para garantir a prestação de assistência de alto nível aos indivíduos com epilepsia, o grupo AMIE conta com a participação de vários profissionais, dentre eles, Neurologistas, Neurofisiologistas, Neurocirurgiões, Neuropsicólogo, Neurorradiologista e técnicos em Eletroencefalografia. 

      A equipe possui a capacidade instalada para realizar o ciclo completo de investigação e tratamento, destacando-se a realização de exames de EEG rotina, EEG prolongado, Vídeo-EEG diagnóstico, Vídeo-EEG pré-operatório, tratamento cirúrgico para a Epilepsia e tratamento com neuromodulação para a Epilepsia (implante e seguimento do estimulador do nervo Vago).


     Além da investigação ambulatorial em Epilepsia, o grupo AMIE presta a assistência em monitorização com EEG para pacientes críticos, internados no ambiente de Unidades de Terapia Intensiva, com graves quadros neurológicos. 

  

      Garantindo a acessibilidade ao tratamento oferecido pelo Grupo AMIE, disponibilizamos o agendamento através de vários convênios nos ambulatórios dos Hospitais Belo Horizonte e Vila da Serra.


     O atendimento aos pacientes conveniados com a UNIMED-BH, exclusivamente para o tratamento e investigação de epilepsia, é feito pelo Dr. Guilherme Marques.

 

CONSULTÓRIO DO GRUPO AMIE

Avenida dos Andradas, 3323 - Santa Efigênia - Belo Horizonte

Tel: (31) 3789-2340

 
 

©2020 por Grupo AMIE BH.

Dr. Guilherme Marques

Consultório acolhedor, escuta qualificada