Neuropsicologia

A atuação do neuropsicólogo no manejo e controle da epilepsia se faz necessária desde a investigação pré-cirúrgica dos pacientes, passando pela avaliação pós-operatória e reabilitação.


A avaliação neuropsicológica pré e pós-operatória da epilepsia tem o objetivo essencial de investigar o desempenho cognitivo global do paciente, buscando a delimitação das disfunções específicas de memória, linguagem, atenção e funções executivas, que são os processos fundamentais para a elaboração e desenvolvimento das habilidades intelectuais.


A avaliação neuropsicológica tem importância também para o prognóstico (resultados clínicos) da neurocirurgia, uma vez que a história clínica e a função neuropsicológica pré-operatória proporciona a individualização do tratamento mais adequado.

Dra. Érica Alves Marques Torres


Formação:


Graduação em Psicologia, Universidade FUMEC, 2007-2011.


Pós-graduação em Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Medicas - MG, 2016 – 2017.


Título de especialista em Neuropsicologia – CRP-MG, 2017


Observership em Avaliação Neuropsicológica de Epilepsia – Hospital das Clinicas FMRP-USP – Janeiro 2019

Neurorradiologia

A avaliação através dos métodos de imagem tem uma grande importância na propedêutica dos pacientes com o diagnóstico clínico de Epilepsia, sobretudo através da realização da Ressonância Magnética do Encéfalo.


Através deste exame, muitas vezes podemos identificar alterações macroscópicas do sistema nervoso central que estão diretamente envolvidas na origem da epilepsia, auxiliando, assim, na abordagem clínica ou cirúrgica para o tratamento específico.

Dr. Frederico Guimarães de Abreu Braga
 

Com formação em radiologia e subespecialidade em neurorradiologia, atuo no diagnóstico por imagem das diversas patologias do sistema nervoso central, através de exames de ressonância magnética do encéfalo

FORMAÇÃO ACADÊMICA:


Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem na Santa Casa de Belo-Horizonte-MG, com subespecialização em Neurorradiologia na Medimagem - Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, SP

QUEM SOU:


Radiologista com subespecialidade em Neurorradiologia na Medimagem - Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, atuo no diagnóstico através de métodos de imagem (Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética) das diversas patologias do sistema nervoso central.
Em 2014 retorno para Belo-Horizonte onde desde então atuo como neurorradiologista na Clínica Axial e no Hospital Vera Cruz de Belo-Horizonte-MG, fazendo a análise e emissão de laudos nas modalidades de TC e RM

 


MINHA EXPERIÊNCIA:


GRADUAÇÃO EM MEDICINA, FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS-RJ, 1999-2004


RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA SANTA CASA DE BELO-HORIZONTE-MG, 2006-2008


R4 EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA SANTA CASA DE SÃO PAULO-SP, 2009


FELLOWSHIP EM NEURORRADIOLOGIA NA MEDIMAGEM, HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO, 2010-2012


TÍTULO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA (CBR) E ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, 2011


NEURORRADIOLOGISTA DA CLÍNICA AXIAL/ALLIAR DE BELO-HORIZONTE-MG


MÉDICO RADIOLOGISTA E COORDENADOR DO SETOR DE NEURORADIOLOGIA DO HOSPITAL VERA CRUZ, BH-MG


MÉDICO RADIOLOGISTA E COORDENADOR DO SETOR DE NEURORADIOLOGIA DO HOSPITAL FUNDAÇÃO OURO BRANCO (FOB), OURO BRANCO-MG
 

MÉDICO RADILOGISTA, SÓCIO FUNDADOR DA VOXEL TELERRADIOLOGIA
 

CRMMG: 43429; RQE-MG Nº: 37307
CRMSP: 119276

 

Psiquiatria

Em construção

Nutrição

Em construção

©2020 por Grupo AMIE BH.